CÓDIGO DE CONDUTA

As pessoas são a essência do Instituto Aaron Swartz. Colocamos as pessoas em primeiro lugar e fazemos o nosso melhor para reconhecer, valorizar e respeitar a diversidade das pessoas associadas e colaboradoras. Para além disso, o Instituto Aaron Swartz receberá contribuições de todas as pessoas que compartilham nossos objetivos e querem colaborar de maneira saudável e construtiva. Sendo assim, submetemos à aprovação deste código de conduta para todas as pessoas associadas, corpo diretor, conselhos, colaboradores e simpatizantes  a concordar e aderir a estas diretrizes para participação no Instituto Aaron Swartz de modo a nos ajudar a criar uma experiência segura e positiva para todos.

Estas diretrizes visam apoiar um Instituto onde há segurança para participar, apresentar novas ideias e inspirar outras pessoas, independentemente de:

  • histórico de vida
  • situação familiar
  • gênero
  • identidade ou expressão de gênero
  • estado civil
  • sexo
  • orientação sexual
  • deficiências, seja física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial, múltipla ou qualquer outra
  • língua materna
  • etarismo
  • capacidade
  • etnia
  • nacionalidade
  • situação socioeconômica
  • religião
  • localização geográfica
  • qualquer outra dimensão da diversidade

Diante dessa atmosfera, não devemos tolerar qualquer forma de assédio, importunação, intimidação ou constrangimento de qualquer participante em grupos de trabalhos, seja membro da estrutura institucional, associado, colaborador, ou voluntário ou simpatizante.

A Comunicação Não Violenta (CNV) pode ser uma maneira eficiente para mudar as relações sociais, ser respeitoso na apresentação e na escuta não autoritária. O intuito da CNV não objetiva causar uma mudança de perspectiva ou opinião, mas almeja transformar a compreensão do discurso para chegar a respostas em um mundo cheio de dúvidas e instabilidade.

Estas diretrizes existem para permitir que diversas pessoas e grupos interajam e colaborem em benefício mútuo. Este documento descreve o comportamento esperado e proibido.

Quando e como usar estas diretrizes

Estas diretrizes descrevem o comportamento esperado de pessoas associadas em todas as atividades do Instituto Aaron Swartz, tanto off-line como on-line. A participação das pessoas depende de seguir estas diretrizes, incluindo, mas não limitado a:

  • trabalhar em espaços futuros do Instituto Aaron Swartz;
  • trabalhar com demais participantes do Instituto Aaron Swartz virtualmente ou presencialmente;
  • representar o Instituto Aaron Swartz em eventos públicos;
  • representar o Instituto Aaron Swartz em mídias sociais (contas oficiais, contas da equipe, contas pessoais, páginas em redes sociais);
  • participar de eventos externos e treinamentos do Instituto Aaron Swartz;
  • participar de fóruns, listas de discussão, wikis, sites, canais de bate-papo, reuniões em grupo ou individuais e correspondências relacionadas ao Instituto Aaron Swartz.

Se você experimentar um comportamento ou fala desconectada dos nossos valores e pilares, fora das plataformas oficiais, oficinas, palestras – pessoalmente ou on-line, que faça com que a participação no Instituto Aaron Swartz não seja uma experiência de comunidade segura e positiva para todas as pessoas, entre em contato conosco pelo e-mail [email protected]. Embora este código de conduta esteja especificamente dirigido para o trabalho e para a comunidade do Instituto Aaron Swartz, estamos cientes que as ações fora dos espaços on-line ou individuais podem ter um impacto profundo na saúde do Instituto Aaron Swartz. Esse é um tópico presente no âmbito da diversidade e da inclusão. Prevemos discussões amplas com o Conselho Diretor sobre os limites apropriados.

Comportamento esperado

Esperamos os seguintes comportamentos de associados, conselheiros, entusiastas e colaboradores do Instituto Aaron Swartz:

Seja respeitoso

Valorize as ideias, os estilos e os pontos de vista de cada um. Nem sempre concordaremos, mas isso não justifica comportamentos desrespeitosos. Esteja aberto a diferentes possibilidades e a assumir erros. Seja gentil em todas as interações e comunicações, especialmente ao debater os méritos das diferentes opções. Esteja ciente do impacto das suas ações e de como as interações intensas poderão afetar as pessoas. Seja direto, construtivo e positivo. Assuma a responsabilidade pela repercussão dos seus atos e por seus erros. Se alguém disser que foi prejudicado por suas palavras ou ações, ouça com atenção, ofereça desculpas sinceras e mude seu comportamento para evitar reincidência.

Seja direto, mas profissional

Em um ambiente de constante aprimoramento, é provável que ocorram discussões. O ideal é que as trocas de ideias e o pensar juntos ocorram de maneira cordial, mas não é difícil que o discordar ultrapasse os limites do debate respeitoso. Isso não significa silenciar diante da discordância, mas sim, que precisamos falar diretamente quando discordamos ou mesmo quando pensamos em aprimoramento do grupo. Fazê-la respeitosamente é difícil, fazê-la quando outros não estejam atentos é mais difícil, e ouvir esses comentários quando eles se referem a nós podem ser ainda mais difíceis. Precisamos de honestidade, clareza, objetividade [era isso? diretos] e respeito.

Preze pela inclusividade

Procure perspectivas diversas. A diversidade de pontos de vista e de pessoas em equipes estimula a inovação, mesmo que nem sempre seja confortável. Encoraje todas as vozes. Ajude as novas perspectivas a serem ouvidas e ouça atentamente. Ao se encontrar dominando uma discussão, é importante parar e incentivar outras vozes a participarem. Esteja ciente de quanto tempo é ocupado por pessoas dominantes do grupo. Forneça formas alternativas de contribuição ou participação quando possível.

Inclua todas as pessoas em uma interação, respeitando e facilitando sua participação não limitando, se:

  • estiverem remotas (por vídeo ou telefone);
  • forem falantes de outras línguas;
  • forem de uma cultura diferente;
  • usarem pronomes diferentes de “ele” ou “ela”, como “elu”, usando as formas neutras das palavras ou as substituindo;
  • estiverem em um fuso horário diferente;
  • enfrentarem outros desafios para participar.

Pense em como você pode facilitar maneiras alternativas de contribuir ou participar. Se você estiver dominando uma discussão, dê um passo atrás. Abra caminho para outras vozes e escute atentamente.

Acessibilidade pode fazer a diferença

Preze sempre pelos padrões de acessibilidade em todos os ambientes, seja online ou offline. A organização de eventos, produções de conteúdos e até mesmo comunicação interna devem buscar as melhores práticas de acessibilidade.

Compreenda as diferentes perspectivas

Nosso objetivo não é “vencer” cada divergência ou discussão. É mais produtivo estar aberto a ideias que melhoram as nossas próprias ideias. Esforce-se para ser um exemplo de pensamento inclusivo. “Vencemos” quando as diferentes perspectivas enriquecem e fortalecem o nosso trabalho.

Valorize e adapte-se às nossas semelhanças e diferenças

Somos de muitas culturas e temos experiências diversas. As diferenças culturais podem abranger tudo, desde práticas religiosas oficiais até hábitos pessoais e roupas. Seja respeitoso com as pessoas que adotam diferentes práticas culturais, atitudes e crenças. Trabalhe para eliminar seus próprios preconceitos, tendências e práticas discriminatórias. Pense nas necessidades dos outros do ponto de vista deles. Refira-se às pessoas do modo que elas preferem (incluindo pronomes) e o tom de voz apropriado. Respeite o direito das pessoas à privacidade e confidencialidade. Esteja aberto para aprender e informar, bem como procurar informar-se. Não é realista esperar que as pessoas conheçam as práticas culturais de todos os grupos étnicos e culturais, mas precisamos reconhecer que a cultura nativa de cada um é apenas parte das interações positivas.

Lidere pelo exemplo

Ao combinar suas ações com suas palavras, você se torna uma pessoa que outrem quer seguir. Suas ações influenciam comportamentos e respostas com resultados esperados pela nossa organização. Projete seu trabalho para inclusão. Seja responsável e responsabilize-se pelos comportamentos inclusivos. Tome decisões que tenham como base a melhor contribuição possível para a missão do Instituto Aaron Swartz.

Tenha curiosidade

Aaron Swartz disse “Tenha curiosidade. Leia muito. Experimente coisas novas. O que as pessoas chamam de inteligência se resume à curiosidade”. E é isso. Busque informações, experimente diferentes formas de realizar atividades, colabore e aceite colaborações para encontrar soluções.

Você é parte de uma comunidade

Não espere receber tudo pronto e mastigado. Isto pode acontecer, porém não é uma regra ou obrigação de outro membro da comunidade. Busque informações e caso não as encontre, incentivamos a construção de uma documentação sobre o assunto para auxiliar pessoas com a mesma dúvida no futuro.

Comportamentos que não devem ser tolerados

Os seguintes comportamentos são considerados inaceitáveis, de acordo com este código de conduta.

Violência e ameaças de violência

Violência e ameaças de violência não são aceitáveis, sejam on-line ou off-line. Isso inclui incitação à violência contra qualquer pessoa, inclusive incentivando a autoagressão.

Ataques pessoais

Conflitos inevitavelmente surgem, mas a frustração nunca deverá transformar-se em um ataque pessoal. Não é permitido o insulto, humilhação ou menosprezo. Atacar alguém por suas opiniões, crenças e ideias não é aceitável. É importante falar diretamente quando discordamos e quando pensamos que precisamos melhorar. No entanto, essas discussões precisam ser conduzidas de maneira respeitosa e profissional, mantendo o foco no assunto em questão.

Linguagem pejorativa

Linguagem prejudicial ou ofensiva relacionada a:

  • histórico de vida
  • situação familiar
  • gênero
  • identidade ou expressão de gênero
  • estado civil
  • sexo
  • orientação sexual
  • deficiências, seja física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial, múltipla ou qualquer outra
  • língua materna
  • idade
  • capacidade
  • raça e/ou etnia
  • nacionalidade
  • status socioeconômico
  • religião
  • localização geográfica
  • outros atributos

Não é aceitável. Isso inclui referir-se intencionalmente a uma pessoa por um gênero ao qual ela não se identifica e/ou questionar a legitimidade da sua identidade de gênero. Se você não tiver certeza se uma palavra for pejorativa, não a use. Isso também inclui discriminação recorrente sutil e/ou indireta; quando solicitado a parar, pare o comportamento em questão.

Contato físico ou atenção sexual inoportunos

A atenção sexual e contatos físicos indesejados não são aceitáveis. Isso inclui piadas, imagens e comentários sexualizados em interações, comunicações ou materiais de apresentação, toques e apalpações inadequados, bem como avanços sexuais. Isso inclui tocar uma pessoa sem permissão, incluindo áreas sensíveis. Isso também inclui bloquear fisicamente ou intimidar uma pessoa. Contato físico ou contato físico simulado (por exemplo, emojis inapropriados) sem consentimento não são aceitáveis. Isso inclui o compartilhamento e a distribuição de imagens ou textos sexualizados.

Comportamento perturbador

A interrupção constante de atividades não será tolerada. Isso inclui:

  • Cortar ou interromper a comunicação da mediação.
  • Tomar bebidas alcoólicas ou usar drogas recreativas em excesso, ou pressionar outrem a fazê-lo.
  • Fazer comentários pejorativos sobre quem se abstém de consumir quaisquer tipos de substâncias.
  • pressionar pessoas a consumirem substâncias que não sejam de seu interesse , falar sobre sua abstinência, escolha ou preferência.
  • Influenciar ações em grupo que causam hostilidades ou importunação de qualquer tipo.

Influenciar comportamento inaceitável

Trataremos os atos que influenciam ou incentivam esse comportamento da mesma maneira que tratamos nas atividades, e as mesmas consequências serão aplicadas.

Comportamento imperativo

Todos os projetos, conteúdos e ações serão construídos e mantidos de forma coletiva, visando o bem comum. Conforme já citado neste código de conduta, a inclusividade e o respeito às diferentes perspectivas devem estar presentes em todos os ambientes do Instituto Aaron Swartz, porém, não será tolerado o comportamento imperativo onde a pessoa tenta impor a todo custo sua opinião como verdade absoluta em detrimento ao consenso coletivo.

Consequências do comportamento inaceitável

O mau comportamento de qualquer pessoa associada não será tolerado. Os esforços intencionais de excluir pessoas (exceto como parte de uma consequência das diretrizes ou outras ações oficiais) das atividades do Instituto Aaron Swartz não são aceitáveis e serão tratados adequadamente.

Se uma pessoa demonstrar comportamentos listados como “comportamentos que não devem ser tolerados”, “comportamentos inaceitáveis” ou transgredirem os “comportamentos esperados” assim como as diretrizes presentes em documentos oficiais do Instituto Aaron Swartz, a Gestão de Crises e a moderação dos Grupos de Trabalho onde este comportamento ocorrer estão habilitados a tomar qualquer ação que julguem apropriada para intervir e mitigar o problema. Isso não significa expulsão ou desligamento como solução a priori, mas apenas uma intervenção momentânea e, posteriormente, a Gestão de Crises avaliará cada caso pontualmente tomando medidas adequadas para resolver cada situação.

É esperado que ao receber uma solicitação para interromper o comportamento inaceitável, isso seja feito imediatamente. Ao violar estas diretrizes, poderá ser solicitado que a pessoa saia de um evento, espaço, ou plataforma de deliberação temporariamente ou durante a atividade. Além disso, a expulsão da participação em atividades, reuniões e eventos futuros definitivamente será avaliada.

Ao violar estas diretrizes, a equipe do Instituto Aaron Swartz estará sujeita a outras consequências como a rescisão do contrato de trabalho e/ou prestação de serviços, voluntário ou não. Para contratantes ou fornecedores, a violação destas diretrizes afeta a continuidade ou renovação do contrato.

Além disso, o abuso do processo de denúncia por qualquer participante será considerado como violação destas diretrizes e estará suscetível às mesmas consequências. As denúncias falsas, especialmente para retaliar ou excluir, não serão aceitas ou toleradas.

Denúncias

Se você está enfrentando um comportamento inaceitável que não é tolerado, conforme descrito acima, entre em contato com [email protected] e com a pessoa responsável pela atividade ou espaço do Instituto Aaron Swartz. Quando sua mensagem é enviada para [email protected], chega à equipe de Gestão de Crises. Após receber uma descrição concisa da sua situação, revisaremos e determinaremos os passos a seguir. Além de realizar as investigações, podemos fornecer uma variedade de recursos, de uma consulta privada a outros recursos da comunidade. Envolveremos outras pessoas apenas quando for necessário para tratar adequadamente cada situação.

Informe também se você observar uma situação potencialmente perigosa, alguém em perigo ou violações destas diretrizes, mesmo que a situação não esteja acontecendo com você.

Se você acreditar que foi injustamente acusado de violar estas diretrizes, siga o mesmo processo de denúncia.

Quem contatar

[email protected]

 

Eventos

Todos os eventos, treinamentos, oficinas e palestras ministrada pelo Instituto Aaron Swartz terão uma diretriz de segurança específica com contatos de emergência e antiabuso no evento, bem como on-line. Esses contatos serão destacados durante todo o evento e em materiais impressos e on-line. Líderes de organização de atividades devem mencionar este código de conduta antes do início da atividade, conferência remota, programa ou projeto.

As denúncias receberão uma confirmação de recebimento por e-mail. Visto que um incidente tenha sido investigado e uma decisão tenha sido comunicada às partes relevantes, terão a oportunidade de recorrer da decisão enviando um e-mail para [email protected]

Faça perguntas

Encorajamos a fazerem perguntas sobre estas diretrizes. Se você estiver organizando um evento ou atividade, procure dicas para estabelecer a inclusão em seu evento, atividade ou espaço. Sua opinião é bem-vinda e você sempre receberá uma resposta em até 72 horas úteis ao entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Modificações destas diretrizes

O Instituto Aaron Swartz poderá alterar as diretrizes ao longo do tempo e também poderá variar os procedimentos que estabelece, quando apropriado, em um caso particular. A sua concordância em cumprir com estas diretrizes será considerada um acordo sobre quaisquer alterações. Caso o Corpo Diretor  do Instituto Aaron Swartz modifique as diretrizes, a versão atualizada pode ser encontrada em https://institutoasw.org/codigo-de-conduta/.

Este conjunto de diretrizes é distribuído sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike. Estas diretrizes foram adaptadas com modificações das Diretrizes para participação na comunidade da Mozilla, o Código de conduta Ubuntu, o Código de conduta da Conferência View Source da Mozilla e o Código de conduta de linguagem Rust, o Código de conduta do cidadão Stumptown Syndicate, o LGBTQ no Código de conduta da tecnologia, o Código de conduta da WisCon, e o Código de Conduta da Casa Hacker.