No dia 8 de novembro de 2023, tivemos a live de abertura do Aaron Swartz Day 2023. Mediada pelo André Sobral, com vários convidados de renome: Alice Lana, do Creative Commons; David Nemer, da Universidade da Virgínia; Felipe de Souza Silva, do MTST; Jeferson Fernando, do LinuxTips; Raquel Saraiva, do IP.Rec; Vitor Pio, do Privacy Map; Osvaldo Eugênio; e Keith Goldstein, do Partido Pirata Internacional. Dado o tempo limitado e a grande quantidade de pessoas a falar, o mediador lançou provocações baseadas no Manifesto de Guerrilha do Acesso Livre, texto que Aaron escreveu há exatos 15 anos sobre a apropriação privada da cultura pública e que permanece terrivelmente atual.
No dia 11 de novembro, o Téo Calvo ministrou o minicurso de WebScraping com Python, na UNESP de Presidente Prudente; em seguida, foi exibido o documentário “O Menino da Internet”, que trata da vida de Aaron Swartz.
Em Barbacena/MG, às 16:00, a Elis Frizzoni reuniu um grupo na Tecer Cultural, onde apresentou o IASW, o tema do ASD deste ano, e exibiu o filme Fahrenheit 451, fazendo um paralelo entre as questões do filme e o Manifesto.
Mais tarde, às 19:00 de Brasília, o André Sobral foi ao evento internacional representando o Instituto Aaron Swartz. Ele foi elogiado pela Lisa Rein, que se disse emocionada com o trabalho e estudo.
Em 15 de novembro de 2023, o pesquisador André Sobral escreveu um artigo para o jornal baiano A Tarde, com o título “Hackerativismo e conhecimento livre”.
No dia 16 de novembro, tivemos atividades em diversos lugares. No Rio de Janeiro, Caleb Baltazar e André Alves convidaram Lívia Gouveia, do coletivo PHPWoman, e Ramires, da Escola de Ativismo, para um bate papo no Auditório II do CEFET/RJ. Em Salvador, Manoelito e André Sobral, em parceria com o Raul Hacker Club, coordenaram uma sessão de cinema gratuita na UFBA, onde exibiram o documentário “O Menino da Internet”, e fizeram uma mesa de conversa sobre o filme. No WikiLab da UFABC, o Kaleb Alves coordenou o evento, com iniciativa do grupo ABCMakers, onde foi exibido o documentário e realizadas discussões sobre open source, dark web, redes sociais, vigilância, etc.
Ainda no dia 16, em Salvador, o Aaron Swartz Day foi pauta do programa Revele, do grupo Metrópole, com a presença do pesquisador André Sobral e da parceira Karina Menezes.