Entender a história por trás das tecnologias que usamos hoje é muito importante para construção do imaginário e dos raciocínios por trás dos códigos.
A primeira programadora de computadores da história do mundo foi uma Augusta Ada Byron King conhecida como “Ada Lovelace” devido a seu título de Condessa de Lovelace.
Em 1842 Ada Lovelace desenhou o primeiro algoritmo usado por uma máquina analítica ou seja uma calculadora. O feito possibilitou que hoje, diversas tarefas sejam realizadas em um computador ao mesmo tempo.
Ada foi filha da matemática e Baronesa de Wentworth Anne Isabella Byron com o poeta britânico Lord Byron. Ela nasceu em Londres em 1815 e, após o seu nascimento, seu pai rompeu o relacionamento com a sua mãe e se mudou para a Grécia.
Sua mãe promoveu o seu interesse pela matemática lógica e pela música desde muito cedo. Ada morre em 1852, aos 36 anos de idade de um câncer no útero deixando três filhos.
Aos 17 anos Ada Lovelace conhece a matemática e cientista inglesa Mary Sommerville. Mary inspirou Ada Lovelace em seus estudos sobre matemática e tecnologia e a apresentou a inventores e cientistas da época entre eles
Charles Babbage que trabalhava numa calculadora mais tarde conhecida como máquina analítica.
Durante o jantar Babbage comentou sobre o seu projeto e esclareceu como aquela máquina era capaz de realizar cálculos de polinômios mecanicamente.
Posteriormente fez uma visita ao parque industrial britânico onde Ada Lovelace conheceu também o tear mecânico de Jacquard. A máquina utilizava cartões perfurados para controlar a criação de padrões nos tecidos onde corpos compostos faziam parte do repertório de Ada Lovelace junto às formas geométricas interligadas à mecânica e aos padrões que ela viria desenvolver mais tarde.
Em 1843 casada e mãe de três filhos aos 28 anos traduziu um artigo do pesquisador italiano Menabrea cujo material era um resumo do funcionamento da máquina analítica de Babbage.
Ada Lovelace mostra o trabalho de tradução a Babbage que a estimula a contribuir com notas pessoais no estudo.
Com um artigo três vezes maior que o original Ada sugere que a máquina pode também ser usada para produzir músicas gráficos e ser utilizada para desenvolvimento científico e prático.
Ada ainda traçou uma estratégia de como a máquina poderia ser usada para cálculos dos números de Bernoulli sequência de números matemáticos racionais ligada à teoria dos números.
O Departamento de Defesa dos EUA desenvolveu uma linguagem de programação em 1979 e a batizou com o nome de “Ada”, como uma homenagem à Ada Lovelace.
Apesar de ter vivido poucos anos, Ada Lovelace é considerada a mãe da programação e responsável por parte relevante do progresso científico e tecnológico conhecido como a computação moderna.
Texto de Alexandra Scheidemann