Primeira atividade oficial do Instituto Aaron Swartz, o Aaron Swartz Day 2022 foi uma experiência incrível e gratificante. Mesmo com pouco tempo para preparação, contamos com a parceria de diversos hackerspaces que toparam participar simultaneamente do evento em alusão à data.
No Brasil, foram realizadas atividades em 7 cidades de 6 estados: Barbacena (MG), Fortaleza (CE), Manhuaçu (MG), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
A parceria com os hackerspaces, entre eles, o Matehackers (Porto Alegre), Raul Hacker Club (Salvador) e Jerimum (Natal), foi muito importante já apresentando o começo de uma relação de parceria que será um norte do Instituto.
Dessa forma, autônoma e descentralizada, pessoas da área de tecnologia, professores e entusiastas da cultura livre aceitaram o desafio e criaram uma rede de eventos espalhados pelo país.
Começando por Natal/RN, na sexta-feira (11), onde membros do Jerimum colocaram em pauta temas como Open Science e Open Data.
Ainda na sexta-feira, em Manhuaçu/MG, o documentário “O menino da internet: A história de Aaron Swartz” foi exibido para alunos do curso de direito na Unifacig, seguido por uma roda de conversa sobre direito autoral e compartilhamento livre.
No sábado, o Matehackers realizou uma série de debates sobre “A importância de incentivar a criação de hackerspaces em todos os lugares” com participação de Ka Menezes do Raul Hacker Club e sobre a “Ética no desenvolvimento de software e reflexões para a nossa sociedade”.
Em Barbacena/MG, a professora Elisiana Candian – professora da rede pública que, em seu doutorado, estudou as relações da Cultura hacker com a educação – em parceria com o espaço Tecer Cultural, realizou a exibição do documentário e uma roda de conversa sobre a vida de Aaron Swartz.
Já no período da noite, em São Paulo, o Dumont Hackerspace cedeu gentilmente um horário para Ana Freitas e Filipe representarem e apresentarem o Instituto na Campus Party com uma palestra sobre a vida de Aaron e sobre o Sci-Hub.
No domingo, em Salvador/BA, membros do Raul Hackerspace, em pleno dia ENEM, ocuparam espaços públicos e promoveram intensos debates sobre tecnologia e cultura hacker, que extrapolaram os muros da instituição.
Em Fortaleza/CE, no Estúdio Entre Olhos, o professor Daniel Valentim realizou uma oficina sobre compartilhamento P2P seguido por uma oficina sobre festivais independentes online mediada por Erick Sousa. Finalizando com a exibição do documentário “O menino da internet” no formato de cinedebate.
Finalizando a participação do Instituto no Aaron Swartz Day 2022, marcamos presença no hackathon internacional que aconteceu em São Francisco (EUA) na sede do Internet Archive. O convite foi feito pela Lisa Rein, co-fundadora do Aaron SwartzDay, para que pudessemos apresentar ao mundo nossas perspectivas ao lado de grandes nomes tecnologia.
Ver essa foto no Instagram